Notícias

Passageiros já podem acompanhar horários de chegada dos ônibus

5 de setembro de 2016

Os passageiros do transporte público municipal já podem acompanhar os horários de chegada dos seus ônibus em tempo real, por meio de painéis eletrônicos instalados no Terminal Centro. O serviço De Olho no Ônibus, inaugurado no início de setembro, permite que a população saiba a distância e a previsão de chegada de todos os ônibus que fazem ponto no terminal e na Rua Caldas Viana – veículos das empresas PetroIta, Cascatinha e Cidade Real.

A ação foi uma parceria da Prefeitura, por meio da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), com o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Petrópolis, Setranspetro e as empresas operadoras. No lançamento do projeto, estiveram presentes: a primeira-dama do município, Luciane Bomtempo, representando o prefeito Rubens Bomtempo; o presidente da CPTrans, Fernando Badia; o diretor da empresa Petro Ita, Isidro Ricardo da Rocha e da Cascatinha, Antonino dos Santos Rocha, da gerente do Setranspetro, Carla Rivetti e de dezenas de rodoviários.

“Esse projeto da Prefeitura e do Setranspetro vem ao encontro de uma necessidade da população, de poder planejar melhor suas viagens. Desde 2013, viemos conquistando muitas vitórias no transporte público, e essa é mais uma delas. Quem não se lembra de quando era preciso pagar duas passagens para ir de um bairro a outro? Em 2014, implantamos a integração 100%, que permite que um passageiro vá do Meio da Serra à Posse pagando só uma passagem. Além disso, conseguimos a extensão de linhas de ônibus para muitas comunidades e ainda reformamos os terminais do Centro, de Itaipava e de Corrêas”, disse Luciane Bomtempo, durante a inauguração.

Foto: Setranspetro

O presidente da CPTrans, Fernando Badia, lembrou que o De Olho no Ônibus começou a ser construído em 2015, com a instalação do GPS nos veículos. Hoje 100% da frota do transporte público municipal já contam com o sistema. “Com o GPS nos ônibus, a CPTrans, o Setranspetro e as empresas puderam entender melhor os problemas do sistema para corrigi-los, programando os horários, por exemplo, para evitar os comboios de ônibus. Agora, com o De Olho no Ônibus, estamos universalizando essas informações. Com esse serviço, que também vamos levar para os terminais Bingen, Itamarati, Corrêas e Itaipava, o passageiro vai poder se programar enquanto espera um ônibus. É um avanço para a nossa cidade”, disse Badia.

“Mais liberdade e previsibilidade é o que o Setranspetro e as empresas operadoras desejam oferecer com este novo serviço disponibilizado aos clientes do transporte. Com isso as pessoas vão poder decidir o que querem e podem fazer com o seu tempo, e para o sistema, será possível identificar e evidenciar os grandes pontos de retenção da cidade”, declarou Carla Rivetti.