Notícias

Empresa de ônibus realiza ação para incentivar um trânsito mais seguro

22 de setembro de 2016

A busca por um trânsito mais seguro e menos violento foi ressaltada na manhã de ontem no Centro Histórico. A empresa Turb Petrópolis realizou uma ação na Praça Dom Pedro, com distribuição de folders e faixa propondo “Seja você a mudança no trânsito”. A atividade, que também lembrou o Dia Mundial Sem Carro, teve início às 8h30 e até as 10h30 mais de mil panfletos já tinham sido distribuídos para motoristas, motociclistas e pedestres. A ação faz parte da Semana Nacional do Trânsito, que acontece entre os dias 18 e 25 de setembro, e continuou no turno da tarde no Terminal de Corrêas.

Foto: Setranspetro

Os colaboradores da empresa iniciaram o dia distribuindo os folders, para motoristas e pedestres. Na medida em que o sinal de trânsito fechava era erguida uma faixa incentivando a população a parar para pensar sua atitude no trânsito. Segundo a psicóloga Catiucia Costa, a ideia de realizar a ação foi, justamente, para conscientizar, mesmo que minimamente, todos os agentes que fazem parte do trânsito, como motoristas, passageiros, pedestres, motociclistas e ciclistas, para que haja mais responsabilidade, fazendo com que diminua, principalmente, o número de vítimas fatais que é registrado todos os dias.

O gerente de operações da Turb, Alex Adriano Pereira Luz contou que a empresa já aderiu à campanha no ano passado e considera importante frisar a necessidade de um trânsito seguro. Outra proposta lembrada ontem foi a de incentivar o uso do transporte coletivo, como forma de evitar transtornos como engarrafamentos extensos em diferentes pontos, provocados pelo alto número de veículos que circulam na cidade. Um fato que já vem afetando a vida de quem mora em Petrópolis e precisa se deslocar de um ponto para o outro.

A dona de casa Maria Vieira, de 53 anos, mora em Corrêas e considerou a ação importante. Ela disse que, normalmente, leva em média 30 minutos para chegar no bairro, saindo do Centro da cidade. Mas, contou que esse tempo chega a dobrar no horário de pico, ficando até 1 hora dentro do coletivo, por causa dos engarrafamentos.

Dando continuidade à Semana Nacional do Trânsito, nesta sexta-feira (23), colaboradores da Turb não realizar palestras na parte da manhã, no Colégio Anglicano e, à tarde, no Colégio Estadual de Araras. A ideia, segundo Catiucia é de conscientizar os alunos, sobre o comportamento dentro dos coletivos, a questão de dar prioridade aos idosos e gestantes e também de não vandalizar os ônibus, considerando que nesse tipo de atitude o prejuízo maior é para os passageiros.