Notícias

Sistema de transporte coletivo apoia o movimento Novembro azul

8 de novembro de 2016

Depois de apoiar o movimento Outubro Rosa, que incentiva a prevenção do câncer de mama, as empresas de ônibus de Petrópolis aderem também a campanha Novembro Azul, que incentiva o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Com o laço azul adesivado em toda a frota, que é composta por cerca de 400 ônibus, as empresas fortalecem o movimento que tem como público-alvo, os homens, que representam, atualmente, a maioria dos rodoviários.

Além de adesivar a frota, a Turb Petrópolis preparou mais algumas atividades para destacar a importância do diagnóstico precoce e da prevenção da doença. “A intenção é conscientizar os nossos colaboradores, que consideramos como a parte mais importante da nossa empresa. Por este motivo, tivemos cuidado em fortalecer as ações para a campanha com o objetivo principal de valorizar o recurso humano”, comentou Jean Moraes, diretor da Turb.

Assim como no movimento Outubro Rosa, a garagem da empresa ficará iluminada durante todo o mês com a cor azul. No fim de semana houve ainda a distribuição de folders e laços, símbolos da campanha, com o slogan “Cuidar da saúde também é coisa de homem”.

Foto: Setranspetro

A doença é a segunda mais comum entre os homens no país e, na maioria das vezes, atinge os que têm mais de 65 anos. Em Petrópolis, o Centro de Terapias Oncológicas (CTO) revelou que no ano passado quando foi feita a última atualização, 388 casos foram diagnosticados. Deste número, 346 corresponderam a idosos com mais de 60 anos. Ou seja, 89,18% dos casos. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostrou que, em 2013, 13.722 homens morreram no Brasil, vítimas do câncer.

Uma estimativa do Inca apontou ainda que em 2016, 61.200 novos casos de câncer de próstata devem ser diagnosticados. O Instituto alerta que pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos, pode aumentar o risco em ter a doença de 3 a 10 vezes. Na maior parte dos casos os pacientes não apresentam sintomas. Porém, algumas vezes verifica-se dificuldade de urinar ou necessidade de urinas muitas vezes ao dia. Em uma fase mais avançada pode provocar dor óssea, sintomas urinários, infecções generalizadas ou insuficiência renal. Já o tratamento pode englobar cirurgia com radioterapia ou utilização de medicação hormonal.