Notícias

Entidades e prefeitura assinam acordo de cooperação para identificar e reduzir problemas de trânsito

30 de janeiro de 2017

A 13ª Conferência de Trânsito e Transportes, que aconteceu no último sábado (28), foi marcada pela assinatura de um acordo de cooperação técnica, que tem como objetivo identificar e reduzir problemas no trânsito e melhorar a malha viária em Petrópolis. Desta forma, serão estudadas medidas para dar maior fluidez ao tráfego, diminuindo o comboio dos ônibus e fazendo com que reduza o tempo de viagem dos petropolitanos. O documento foi assinado entre a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor), o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Petrópolis (Setranspetro) e a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans).

O primeiro passo desta parceria será a implementação do aplicativo Vá de Ônibus, que vai indicar, por meio de GPS, o local em que o veículo de uma determinada linha se encontra. A novidade, que estará disponível aos usuários petropolitanos em breve, vai trazer informações de todas as linhas e pontos de parada no município. Ele também terá informações de tarifa, posicionamento do veículo em tempo real, mapa dos arredores e realidade aumentada. Aparelhos com os sistemas Android e iOS poderão baixar o aplicativo.

Foto: Marcelo Santos / Ascom PMP

Outros benefícios do acordo incluem o diagnóstico preliminar dos principais problemas do trânsito no município; apoio à reavaliação de pesquisas de campo para avaliação do sistema de transporte público e do sistema viário; auxilio no mapeamento em sistema de georreferenciamento de todos os pontos de parada, terminais e itinerários das linhas de ônibus.

Também faz parte do documento propostas de racionalização da rede de transporte, por meio de estudos preliminares com o objetivo de priorizar o transporte coletivo na cidade, incluindo o estudo de abertura dos terminais, sem deixar de observar a relação adequada entre a oferta e a demanda a ser transportada.

Para o Setranspetro, este é um passo importante para melhorar alguns dos gargalos que promovem a falta de fluidez no trânsito, que gera engarrafamentos caóticos, principalmente nos horários de pico. Desta forma, os coletivos ficam presos em comboio, o que atrasa as viagens. “A assinatura deste documento traz a certeza de que teremos muito trabalho pela frente, mas que todo o esforço empenhado trará melhorias para a qualidade de vida dos petropolitanos”, afirmou Carla Rivetti, gerente de planejamento estratégico do sindicato.

O presidente da CPTrans, Maurinho Branco, acrescentou: “Nossa missão passa a ser melhorar a vida das pessoas a partir da mobilidade urbana. A nova visão da Companhia é estar ente as 10 empresas referência em gestão de mobilidade urbana no país e a 1ª na Região Serrana até 2020 e, para nortear isso, temos como valor a humildade, o comprometimento, a integridade, o respeito e a tolerância”, finalizou.