Notícias

Empresas de ônibus abrem as portas para Pessoas com Deficiência nesta semana

18 de setembro de 2017

Foto: Setranspetro

As empresas de ônibus de Petrópolis vão abrir as portas nesta terça (19) e quarta-feira (20) para receber pessoas com deficiência e seus representantes. A iniciativa tem como objetivo apresentar ações e melhorias realizadas para atender com qualidade estes passageiros. As atividades ocorrem na semana em que é lembrado o Dia da Pessoa com Deficiência, em 21 de setembro.

A expectativa é que mais de 200 pessoas de instituições como a Pestalozzi, o Instituto Yolanda Duarte, a Comunidade Jesus Menino e o Centro de Referência em Educação Inclusiva João Pedro de Souza, participem das atividades promovidas pelas empresas. Além disso, também foram convidados representantes da Câmara Municipal de Petrópolis e da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans).

Nesta terça-feira, as ações ocorrem às 10h na garagem da Cidade das Hortênsias, que fica na Estrada do Carangola. Às 14h, as atividades vão ocorrer na garagem da Turb, na rodovia BR-040. Já na quarta-feira, as instituições vão conhecer a garagem da Cidade Real, no Independência, às 10h. No turno da tarde a Petro Ita e Viação Cascatinha, na Rua Coronel Veiga, abrem as portas às 14h.

Atualmente, a frota que circula em Petrópolis é adaptada com elevadores, assentos, comunicação visual e balaustres, respeitando as normas da ABNT e do Inmetro. Segundo Carla Rivetti, gerente de planejamento do Setranspetro, os elevadores funcionam automaticamente e mecanicamente e passam por manutenção sistemática. Porém, ela ressalta que muitas vezes o funcionamento é prejudicado devido a falta de condições das vias, que em boa parte dos bairros da cidade, são muito íngremes ou não possuem calçamento adequado.

Outro fator que atrapalha a operação dos elevadores é jogar lixo no interior dos coletivos. Segundo Carla, garrafas de água e latinhas de refrigerante são alguns dos detritos que impedem o funcionamento das engrenagens que fazem o elevador descer e subir.