Notícias

Ações pelo Dia da Pessoa com Deficiência reúnem mais de 200 pessoas nas garagens de ônibus

25 de setembro de 2017

Mais de 200 pessoas participaram nesta semana das ações das empresas de ônibus e do Setranspetro pelo Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado na quinta-feira (21). As atividades ocorreram nas garagens da Cidade das Hortênsias, Turb Petrópolis, Cidade Real, Petro Ita e Viação Cascatinha. As ações reuniram alunos e internos de três instituições e uma comunidade, além de colaboradores das empresas, diretores e vereadores.

Na terça (19) e quarta-feira (20), o público participou de cafés da manhã, visitou as garagens, conhecendo o funcionamento interno de uma empresa de ônibus, incluindo as áreas de manutenção, abastecimento de combustíveis e limpeza. Além disso, puderam ver e usar os elevadores dos ônibus que atendem as pessoas com deficiência e mobilidade altamente reduzida, além de participarem de atividades lúdicas.

Para Carla Rivetti, gerente do Setranspetro, a ideia surgiu da diretoria das empresas de ônibus com o objetivo de estreitar o relacionamento desse público com o Sistema de Transporte, mostrando para os representantes dessas instituições todo o trabalho que é desenvolvido para atender com dignidade, eficiência e segurança todos os seus clientes.

Foto: Setranspetro

Os assistidos pelo Instituto Yolanda Duarte ficaram muito empolgados com o passeio na garagem da Turb. “Os funcionários e a diretoria da empresa foram muito sensíveis e todas as atividades gratificante para nós”, afirmou Juliana Cunha, que é secretária da instituição.

Diretora da Associação Pestalozzi de Petrópolis, Norma Helena Ferraz de Souza, achou a iniciativa importante. “Muitos dos nossos alunos tem autonomia para ir e voltar para a escola de ônibus e esta visita é interessante para eles”, disse, acrescentando que atividades extras são muito significativas. A Pestalozzi visitou as garagens da Cidade das Hortênsias, Petro Ita e Viação Cascatinha.

Sueli Seabra, professora do Centro de Referência em Educação Inclusiva (Crei) João Pedro de Souza, assinalou que os alunos se sentiram importantes perante a sociedade em um evento que foi preparado para eles. “O contato com outras pessoas é essencial, raramente eles saem da instituição”, afirmou Sueli, que atende deficientes físicos, emocionais e mentais. Os alunos do Crei participaram das ações na garagem da Cidade Real.

“As pessoas com deficiência não são descartáveis, eles têm uma vida e precisam de atenção. É bom ver que provocam esse olhar tão especial”, disse Adriana Oliveira, da Comunidade Jesus Menino, referindo-se aos cuidados que receberam dos colaboradores da Cidade Real.

O vereador Marcelo da Silveira aprovou a ideia. “É mais do que ajudar uma pessoa a embarcar no ônibus, é a interação com eles. São ações que mostram que as pessoas estão sendo mais aceitas e conhecidas”, disse, acrescentando que, atualmente, as empresas de ônibus são as que mais empregam pessoas com deficiência em Petrópolis.