Notícias
Empresas de ônibus abrem as portas para Pessoas com Deficiência nesta semana
18 de setembro de 2017
As empresas de ônibus de Petrópolis vão abrir as portas nesta terça (19) e quarta-feira (20) para receber pessoas com deficiência e seus representantes. A iniciativa tem como objetivo apresentar ações e melhorias realizadas para atender com qualidade estes passageiros. As atividades ocorrem na semana em que é lembrado o Dia da Pessoa com Deficiência, em 21 de setembro.
A expectativa é que mais de 200 pessoas de instituições como a Pestalozzi, o Instituto Yolanda Duarte, a Comunidade Jesus Menino e o Centro de Referência em Educação Inclusiva João Pedro de Souza, participem das atividades promovidas pelas empresas. Além disso, também foram convidados representantes da Câmara Municipal de Petrópolis e da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans).
Nesta terça-feira, as ações ocorrem às 10h na garagem da Cidade das Hortênsias, que fica na Estrada do Carangola. Às 14h, as atividades vão ocorrer na garagem da Turb, na rodovia BR-040. Já na quarta-feira, as instituições vão conhecer a garagem da Cidade Real, no Independência, às 10h. No turno da tarde a Petro Ita e Viação Cascatinha, na Rua Coronel Veiga, abrem as portas às 14h.
Atualmente, a frota que circula em Petrópolis é adaptada com elevadores, assentos, comunicação visual e balaustres, respeitando as normas da ABNT e do Inmetro. Segundo Carla Rivetti, gerente de planejamento do Setranspetro, os elevadores funcionam automaticamente e mecanicamente e passam por manutenção sistemática. Porém, ela ressalta que muitas vezes o funcionamento é prejudicado devido a falta de condições das vias, que em boa parte dos bairros da cidade, são muito íngremes ou não possuem calçamento adequado.
Outro fator que atrapalha a operação dos elevadores é jogar lixo no interior dos coletivos. Segundo Carla, garrafas de água e latinhas de refrigerante são alguns dos detritos que impedem o funcionamento das engrenagens que fazem o elevador descer e subir.