Notícias
Retrospectiva: Confira os 23 momentos que marcaram o ano do Setranspetro
27 de dezembro de 2023
O letreiro do ônibus já indica: “Retrospectiva”. Por aqui, a linha “2023” leva você, nosso passageiro e seguidor, para percorrer os caminhos de um ano desafiador. Para isso, o Setranspetro vira a chave e inicia o itinerário, passando por 23 “pontos” que revelam a força da determinação e o poder da resiliência no transporte público por ônibus, em Petrópolis.
No meio do trajeto, enfrentamos um momento devastador em nossa história, quando um incêndio criminoso consumiu dezenas de ônibus. Um episódio que testou a coragem e obrigou o sistema de transporte a olhar para o futuro com uma perspectiva renovada.
A reconstrução deste ano não é apenas física, mas também emocional. Mesmo com uma série de interesses externos, o apoio e a solidariedade da população, passageiros e colaboradores, foram inspiradores.
As cinzas deram lugar a um renascimento do setor, com o compromisso renovado com a segurança, a eficiência e a qualidade do serviço. Mas, olhando pelo retrovisor, precisamos interromper a viagem por um instante.
Neste momento, abrimos as portas do nosso ônibus, para o embarque de um novo ano. Em 2024, o Setranspetro e as operadoras Cidade Real, Petro Ita, Cidade das Hortênsias, Cascatinha e Turp Transporte chegam reforçando o compromisso em avançar junto com a população, transformando desafios em oportunidades e construindo um futuro mais resiliente.
Chegando ao destino previsto, é hora de rever tudo o que aconteceu em 2023, com a Retrospectiva do Setranspetro. Vamos conferir?
1 – INCÊNDIO CRIMINOSO
As empresas de ônibus Petro Ita e Cascatinha operaram em caráter absolutamente emergencial, garantindo o serviço de transporte em Petrópolis, após um incêndio que atingiu a garagem das operadoras, durante a madrugada do dia 9 de maio, na Rua Coronel Veiga. Dias após, houve a conclusão do primeiro laudo pericial, quando foram apontados indícios de incêndio criminoso. Até hoje, as empresas e toda a população seguem aguardando e confiando nos desdobramentos das investigações, que ainda não apontaram os culpados e a motivação do crime.
Leia mais clicando aqui.
Leia mais clicando aqui.
2 – RESILIÊNCIA
Resiliência é a palavra adequada para definir as empresas de ônibus Petro Ita e Cascatinha, em Petrópolis. Atingidas por um incêndio, que destruiu quase 80 ônibus, as operadoras adotaram uma série de medidas, para um “novo recomeço”. Dias após a chegada de ônibus seminovos recém-adquiridos à garagem, as empresas reuniram os rodoviários para um encontro festivo, em agradecimento à parceria e o comprometimento dos profissionais, neste período.
3 – RENOVAÇÃO DA FROTA
O processo de reestruturação da frota de ônibus em Petrópolis se destacou ao longo de 2023 em todas as empresas. Mais de 80 ônibus chegaram ao município, sendo 30 veículos zero quilômetro e outros 52 seminovos. Um investimento milionário, para garantir o conforto e a qualidade no serviço aos passageiros e rodoviários.
Leia mais clicando aqui.
Leia mais clicando aqui.
4 – TREINAMENTOS
Ao longo do ano, nossos rodoviários passaram por uma série de treinamentos. Mais de 200 colaboradores da Petro Ita e Cascatinha receberam o Curso NR-23, que trata sobre a proteção contra incêndios. A Cidade Real apresentou o “Motorista Amigo do Ciclista” para mais de 20 profissionais, com o objetivo de instruir, conscientizar e gerar atualização para a condução preventiva, segura e pacífica. A Turp Transporte investiu em treinamento operacional de quase 200 motoristas de ônibus, alinhando processos de trabalho às boas práticas no dia a dia, além de reformular o Código de Ética e Conduta da empresa, com questões de interesse social e coletivo, como o assédio e a discriminação.
Leia mais clicando aqui.
Leia mais clicando aqui.
Leia mais clicando aqui.
Leia mais clicando aqui.
5 – NOVOS PROTOCOLOS
As empresas de ônibus estão recebendo, juntamente com todos os rodoviários, o programa de reciclagem da Defesa Civil, que trata sobre os protocolos de segurança adotados para casos de inundações, em Petrópolis, no corredor Ponte Fones x Obelisco. Um grupo de “multiplicadores” recebeu os devidos treinamentos, fortalecendo a capacidade de resposta em casos de desastres naturais.
6 – ATENÇÃO, PASSAGEIROS! ⚠️🚍
Informar em tempo real a operação dos ônibus, condições do trânsito, desvio de itinerários e denúncias sobre estacionamento irregular, fizeram do “Atenção, Passageiros”, o espaço mais acessado do Setranspetro, nas redes sociais. Neste ano, foram emitidos mais de 400 informativos aos passageiros, quantidade 34% maior que as publicadas no ano passado.
Veja todas as publicações aqui.
7 – QUERIDINHO NA PLAY STORE
A localização do ônibus em tempo real e a previsão de chegada no ponto em que o passageiro está, são algumas das principais características do Cittamobi, novo aplicativo que está auxiliando todos os clientes do transporte público em Petrópolis, proporcionando maior previsibilidade e liberdade durante as viagens. O sistema está disponível de forma gratuita nas versões Android e IOS. Aos passageiros da Turp Transporte, o aplicativo chega na versão “Acessibilidade”, para passageiros com deficiência visual.
Leia mais clicando aqui.
Leia mais clicando aqui.
8 – LOCALIZANDO PASSAGEIRA
A empatia e o cuidado com o próximo foram os trajetos escolhidos, por dois profissionais da empresa de ônibus Turp Transporte, nesta semana. Durante uma escala normal de trabalho, o auxiliar de tráfego Rodrigo Ferreira e o motorista Luís Baltar, socorreram uma idosa no Terminal Itaipava. Em contato com a família, os colaboradores foram surpreendidos com a notícia de que a mulher estava desaparecida há dois dias, em Petrópolis.
9 – SENSIBILIDADE
Conduzir vidas, para o motorista José Antônio Dias, de 47 anos, é muito mais que dirigir ônibus. O profissional, que atua há uma década na Turp Transporte, é reconhecido pelo bom atendimento, cordialidade e, principalmente, o cuidado com o próximo. Neste ano, o rodoviário desviou o trajeto da linha 700 – Terminal Itaipava, para conseguir socorrer uma passageira que apresentou problemas de saúde. A atitude foi apoiada pelos clientes.
10 – CADASTRAMENTO ITINERANTE
O Setranspetro realizou o projeto “Cadastramento Itinerante nas Escolas”, em Petrópolis. O mutirão, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, alcançou mais de 5,3 mil alunos, que tiveram acesso à primeira via do cartão de bilhetagem eletrônica, para o embarque correto nos ônibus e seus deslocamentos, com atendimento direto nas escolas.
Leia mais clicando aqui.
Leia mais clicando aqui.
Leia mais clicando aqui.
Leia mais clicando aqui.
11 – BOMBOU NAS REDES SOCIAIS
O Setranspetro completou quatro anos de contato com os clientes do transporte público coletivo de passageiros em Petrópolis, através de uma página no Facebook acompanhada por mais de nove mil seguidores. Também no Instagram, o Setranspetro acumula, há dois anos, mais de 2,1 mil seguidores. Neste ano, ainda teve rede social nova. Estamos na Threads! Aproveite e siga o perfil. Por lá, acompanhe, em tempo real, tudo sobre o transporte público em Petrópolis. Clique AQUI e seja direcionado à nova plataforma.
12 – APERTE O PLAY
A criatividade tomou conta das empresas de ônibus ao longo do ano. Foram vários vídeos produzidos, com temáticas diferentes e surpreendentes. Por aqui, tivemos apresentação de frota, estacionamento irregular, dia a dia dos colaboradores nas garagens, animais e até Papai Noel em casa e nas comunidades. Todos esses conteúdos estão disponíveis em nosso Facebook e no Instagram. Confere lá!
13 – EXEMPLO EM SALA DE AULA
O sistema de geração de energia solar fotovoltaica, implantado pela empresa Turp Transporte, serviu como referência para um grupo de estudantes, que participou da II Feira do Conhecimento, promovida pelo Colégio Anglicano de Araras. A apresentação reuniu dezenas de pais e alunos, e ainda contou com a elaboração de maquete. O projeto despertou a atenção da empresa de ônibus, que convidou os alunos para uma visita na garagem, nesta semana.
14 – FEBRE NAS GARAGENS
As miniaturas perdem espaço na imaginação ampliada da garotada. Acompanhar de perto o dia a dia dos ônibus nas garagens, tem se tornado “febre” entre as crianças, em Petrópolis. O número de pedidos aumenta cada vez mais. Somente este ano, mais de 30 pequenos apaixonados pelo transporte público, já conheceram a “casa dos ônibus”. O sucesso surpreende todas as empresas, que já adotaram uma nova didática na hora do encontro.
15 – OH LOUCO, BICHO!
Os animais se destacaram ao longo do ano no Setranspetro. Os gaviões, mascotes da Cidade Real, ganharam foto sobre o trabalho de “monitoramento” desenvolvido por eles na garagem. Já os Tucanos querem se tornar mascote da Cidade das Hortênsias ou Turp Transporte. Eles deram as caras nas operadoras, ganhando um merecido vídeo em nossas redes sociais, com direito a compartilhamento na imprensa.
16 – BOTOU OVO
Calma, que estamos falando de uma promoção! A empresa de ônibus Cidade Real lançou a campanha “Palpite Premiado”, que presenteou um passageiro com um lindo ovo de Páscoa. A brincadeira aconteceu no Instagram da empresa, através do @cidaderealtransportes. Nela, o cliente tinha que descobrir quantas unidades de M&M’s havia no ovo que aparecia no vídeo. O resultado, você confere AQUI.
17 – DATAS COMEMORATIVAS
O Dia das Mães contou com muita comemoração nas empresas de ônibus! A data foi marcada por uma série de homenagens e mensagens de agradecimento às mulheres que trabalham diariamente no transporte público por ônibus, em Petrópolis. Na Petro Ita, o colaborador Damião Eugênio utilizou as linhas dos versos, para chegar ao destino dos corações, com uma linda poesia alusiva à data. Já no Dia das Crianças, a alegria e a diversão tomaram conta da festa apoiada pela Cidade das Hortênsias, na Praça do Cascatinha.
Leia mais clicando aqui.
Leia mais clicando aqui.
18 – DIA DO RODOVIÁRIO
As empresas de ônibus em Petrópolis celebraram o Dia do Rodoviário. Neste ano, a comemoração contou com uma programação extensa, em todas as garagens, para mais de 1,5 mil profissionais, que prestam serviço essencial na sociedade, conduzindo a população para os mais variados lugares. A data é marcada por uma série de homenagens, entrega de brindes e até atendimentos especializados.
19 – CONSCIENTIZAÇÃO
A Cidade das Hortênsias realizou uma roda de conversa, com um grupo de mulheres que atuam na empresa, para falar sobre a prevenção ao câncer de mama. O evento contou com a troca de experiências das participantes, em um ambiente acolhedor e descontraído.
20 – VIAGEM PELA LEITURA
A Petro Ita presenteou mais de 20 funcionários e familiares, com um incrível passeio à Bienal Internacional do Livro 2023. A empresa, que já possui a prática de visitação à Bienal, comemorou a 40ª edição do evento.
21 – MERCEDES-BENZ ÁFRICA DO SUL
A parceria entre a Mercedes-Benz e a empresa de ônibus Turp Transporte vem gerando resultados satisfatórios a nível nacional e internacional, com a diminuição do índice de falhas dos ônibus em Petrópolis, eficiência e melhora no desempenho dos coletivos, além de ações voltadas aos avanços na fabricação dos novos modelos de ônibus no país. Após as avaliações satisfatórias, a operadora recebeu um representante da montadora, localizada na África do Sul.
22 – PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS
A empresa Turp Transporte segue adotando práticas sustentáveis voltadas ao meio ambiente, promovendo conscientização e responsabilidade social. Neste ano, a empresa recebeu a homologação do Projeto de Recuperação de Área Degradada (Prad), implantado na garagem da empresa, localizada em Itaipava, em dezembro de 2014. O reflorestamento, dividido em cinco fases, contou com a plantação superior a 10 mil mudas nativas do Bioma da Mata Atlântica, em uma área de quase 62 mil metros quadrados. A operadora ainda realizou o procedimento de logística reversa de lonas de freio, que gera a destinação correta deste resíduo, classificado pela norma ABNT como “destinação específica”. Mais de duas toneladas foram recolhidas para descarte, equivalente a três mil lonas de freio.
Leia mais clicando aqui.
Leia mais clicando aqui.
23 – SEGURANÇA E COMPROMETIMENTO
As empresas de ônibus em Petrópolis seguem investindo alto quando o assunto é segurança e preservação da vida dos colaboradores e passageiros. Com um total de 265 profissionais contratados para o setor de manutenção, equipes trabalham 24 horas por dia, de segunda a domingo, realizando serviços de revisão, correção e manutenção preventiva, garantindo a eficiência da operação no município.